sexta-feira, setembro 23, 2005



"...as coisas chegaram a um ponto tal que ante a humanidade apresenta-se hoje a seguinte alternativa: perecer no caos ou encontrar sua salvação no socialismo.(...) Compreendemos agora a veradede que encerrava a frase formulada pela primeira vez por Marx e Engels como base para o socialismo na grande carta do nosso movimento, o Manifesto Comunista. O socialismo, disseram, tornar-se-á uma necessidade histórica. O socialismo é inevitável não só porque os proletários já não estão dispostos a viver sob as condições que lhe impõe a classe capitalista mas, também, porque se o proletariado não cumprir seus deveres enquanto classe, se não se constrói o socialismo, afundaremos todos juntos."

Rosa Luxemburgo - Socialista alemã (1871 - 1919)

Ah se Rosa soubesse....

É, amiga... já se passou um século e nosso sonho não é realidade. Pior ainda, graças a um companheiro chamado Joseph Vissarionovich Djugashvili ele é ridicularizado e hoje a idéia de uma revolução socialista ou de um mundo comunista não gera mais do que sorrisos benevolentes. Sinto ter tantas más notícias mas infelizmente o pior eu ainda não disse. Você estava certa. Eu e meus conteporâneos sabemos tragicamente o quão certa você estava. Estamos realmente afundando (se é que se pode ir ainda mais fundo). Naufragando num mar de injustiças, miséria, preconceito, desigualdade, violência, falta de ética, egoísmo. Mas o pior não é isso, o pior é a indiferença, a aceitação, a passividade, a falta de ideais.
O mundo está mudado, amiga, tenho que aceitar, a revolução não vai mais acontecer como esperava-se no seu tempo, será uma outra revolução, bem menos estrondosa, quase invisível, mas nunca imperceptível. A nova revolução será íntima, acontecerá no interior de cada um. Já que não tenho como exterminar a miséria, vou fazer o que estiver ao meu alcance para acabar com a pobreza, nem que seja a pobreza de espírito. Bem, será essa a revolução pela qual eu vou lutar daqui pra frente, a revolução interior, a revolução pacífica. Se vai dar certo não sei, mas tenho que tentar, no mínimo deixarei plantadas as sementes para que no futuro outra pessoa termine o que você começou e eu estou tentando continuar. Deseje-me sorte!
Sinceramente,
Isabelle

Nenhum comentário: